(Richard Buchan / THE CANADIAN PRESS)

Vendas de casas em Toronto sobem em novembro

Views: 9

O Toronto Real Estate Board diz que a procura por habitação própria na área metropolitana de Toronto contrariou uma tendência sazonal em novembro com a venda de 7374 casas.

Isso representa um ligeiro aumento de 256 vendas em relação ao mês anterior, mas uma queda de 13,3% em relação a novembro de 2016.

O Conselho Imobiliário refere que o preço de venda médio na GTA para todos os tipos de casas no mês passado foi de 761 757 dólares, um decréscimo de dois por cento em relação a novembro de 2016, devido em grande parte a uma menor parcela de vendas de moradias em relação ao ano passado.

Os tipos de casas de alta densidade continuaram a liderar o caminho em termos de crescimento de preços, com o preço médio de apartamento de condomínio a registar uma subida de 16,4 por cento para 516 965 dólares, em relação a novembro de 2016.

O preço médio de uma moradia caiu 5,8 por cento, estando agora em 996 527 dólares, enquanto que os preços médios para casas geminadas e moradias residenciais aumentaram 1,2 por cento e 4,8 por cento, respetivamente.

Em janeiro, o Escritório do Superintendente de Instituições Financeiras implementará novas diretrizes de empréstimos que exigirão que os mutuários que não pedem seguro de hipoteca mostrem que ainda poderão fazer os seus pagamentos se as taxas de juros aumentarem.

Além disso, o Banco do Canadá aumentou as taxas de juros duas vezes nos últimos meses para uma taxa de referência atual de um por cento, sinalizando uma medida de controlo em empréstimos baratos e subindo as taxas principais do banco e o custo das hipotecas de taxa variável. O custo das novas hipotecas de taxa fixa também aumentou à medida que os rendimentos no mercado de títulos também aumentaram.

O Conselho Imobiliário diz que as novas inscrições no seu sistema MLS em novembro totalizaram 14 349 – mais 37,2 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, quando o fornecimento de entradas estava muito baixo.

Comments: 0