Ontário vai alterar sistema de seguro automóvel visando combater a fraude e reduzir as taxas

Views: 20

O Ontário está a fazer mudanças no setor de seguro automóvel para tentar combater a fraude e reduzir as taxas para os condutores.

O ministro das Finanças, Charles Sousa, diz que o custo da fraude do seguro automóvel está estimado em 1,6 mil milhões de dólares por ano e que é chegada a hora de parar com isso.

Segundo ele, o governo vai desenvolver planos de tratamento padrão para lesões em resultado de uma colisão menos grave, como entorses e traumatismo cervical, criar centros de exame independentes e neutros para disponibilizar avaliações médicas para lesões mais graves e estabelecer um Escritório de Fraude Grave para combater a fraude no sistema.

Um relatório comissionado pelo governo no início deste ano descobriu que o Ontário tem os prémios de seguro automóvel mais caros no Canadá, apesar de ter um dos níveis mais baixos de sinistralidade e mortes.

Gordon Rasbach, da Aviva Insurance, refere que há vários possíveis culpados, com advogados, prestadores de cuidados de saúde, condutores de reboque e oficinas de reparação, todos eles a tentarem lucrar com os sinistros de seguros. Mas Rasbach admite que algumas das culpas também recaem sobre os provedores de seguros.

“Há muito abuso há muito tempo. O sistema não funciona”, disse Rasbach.

O anúncio do Ontário, na terça-feira, acontece numa altura em que o governo Liberal ainda procura cumprir uma promessa de reduzir as taxas em 15%, em média, face aos níveis de 2013. Desde então, as taxas diminuíram em média cerca de oito por cento.

O governo falhou o seu prazo autoimposto de agosto de 2015 para atingir esse objetivo, com a primeira-ministra do Ontário, Kathleen Wynne, a admitir que esse era um “objetivo a longo prazo”.

Comments: 0