Vem aí o dia maior 10 de junho Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades e, ainda, dia da nossa Parada!

Views: 615
Laurentino Esteves
Laurentino Esteves

O dia 10 de junho é sem sombra de dúvidas o nosso dia maior, dia da portugalidade, dia do maior poeta da língua portuguesa e o dia das Comunidades Portuguesas!

É também o dia da parada do dia de Portugal na Rua da Dundas em Toronto. Esta é a maior manifestação de portugalidade dos portugueses nestas paragens e quase me atrevo a dizer, provalvelmente uma das maiores da nossa diáspora. Portugal é um país pequeno geográficamente, mas enorme quando lhe adicionamos os portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo, Só então percebemos a dimensão da nossa portugalidade. Somos um povo que sempre olhou para o mar e encontramos no mar a inspiração e o caminho para os descobrimentos! Lembrando o poeta Fernando Pessoa, que escreveu “A minha Pátria é a língua portuguesa”.

A parada do dia de Portugal, que este ano calha precisamente no dia maior, só é possível, porque a ACAPO, Aliança dos Clubes e Associaçōes Portuguesas do Ontario, com a preciosa colaboração dos seus membros e muitos mesmo muitos voluntários, liderados nos últimos vinte anos por José Eustáquio. Ainda uma palavra de apreço e agradecimento a todos que apoiam e patrocinam, com um especial destaque para a LIUNA Local 183, o maior patrocinador. Ainda a participação de tantas organizaçōes e firmas locais que se associam e dão forma a um verdadeiro cortejo alegórico que envolve ainda os milhares de espectadores!

Que me perdoem os restantes mas são os Ranchos Folclóricos e centenas de anónimos que se trajam para o efeito e que emprestam o colorido e a beleza da nossa etnografia, a esta parada, para além da música e sempre que possível um pezinho de dança!

Por tudo isto o prezado leitor não pode ficar em casa, no domingo dia 10, venha celebrar e mostrar a seu amor a Portugal, nessa altura pode exagerar na dose, o verde e vermelho serão permitidos e a bandeira será quase que obrigatória! Como nos anos passados, faço votos para que tudo aconteça com a maior normalidade possível Um obrigado do tamanho da nação para todos que se sacrificam e se disponibilizam para que tantos possam usufruir deste desfile dos costumes e tradições de um povo que mesmo longe de Portugal, nunca o esqueceu e demonstra-o todos os dias, no dia 10 é apenas o pretexto ainda maior de exortar essa paixão!

Comments: 0

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.