Comunidade

Reverenciação da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade

Avelino Teixeira

No sábado, 3 de março, a Casa dos Açores do Ontário levou a efeito a Terceira Dominga da mordomia do seu Padroeiro. Este ano a cargo de Cidália Sousa assistida por seu marido Luís Sousa que teve a seu cargo a arrematação das ofertas trazidas por familiares, amigos e simpatizantes da referida veneração com o intuito de angariar fundos para custear as chamadas “Sopas do Espírito Santo” que hão-de voltar a ser servidas este ano em celebração Pentecostal.
Fátima Bento tinha a seu cargo a apresentação do evento, iniciando-a com as saudações da praxe. Alusão à presença da presidente e vice-presidente do executivo respetivamente Suzanne Cunha e Conceição Casimiro, e do presidente do Concelho, Fiscal Rui Ferreira bem como à mordoma Cidália Sousa. Ouviu-se depois o Hino do Espírito Santo que serviu de introito para que a Mestre-de-cerimónias com a sua acostumada eloquência invocasse a bênção para a refeição que ia ser servida em forma de bufete, constituída por produtos suínos aos quais se juntava o inhame e a batata-doce, e o reconhecimento Divino para as pessoas que a prepararam e iriam servi-la, todas elas membros da direção que foram fotografados para esta reportagem. Foi também pedida saúde para os doentes e compaixão para as pessoas pobres. O pão de água e de leite foi ofertado por sócios benfeitores.
A meio do jantar, Cidália Sousa falava sobre a razão pela qual tinha abraçado a mordomia. Lembrava a importância da sua fé no Espírito Santo que a tinha salvado de uma situação grave de saúde que a afligiu e a sua família, referia aos Açores como um grupo de nove ilhas cujas felizmente estavam ali todas representadas. Pedia depois para que apoiassem as associações portuguesas nomeadamente a anfitriã. Fátima Bento por sua vez acrescentava que na sala também estavam pessoas naturais da Madeira e Continente Português e dizia “uma mescla saudável”. Anunciava depois os próximos eventos para os dias de março: 11 Dia Internacional da mulher abrilhantado por Henrique Cipriano , 24 Noite Fadista com Tony e Elizabete Gouveia, e Clara Santos, e 7 de abril quarta e última Dominga da Mordomia do Espírito Santo.
Vitor Martins, que a 14 de abril lança mais um trabalho discográfico no Saint John’Hall, encantou os convivas com o seu dinamismo, cantigas populares e românticas com o bonito som do Radiante Entertainment de Ruben Bettencourt, que proporcionou música para o baile que terminava já passando da meia noite. Nessa altura era então sorteada uma rifa cujo valor monetário servirá para custear as despesas da mordomia da Casa dos Açores do Ontário, agora gerida maioritariamente por mulheres, como está acontecendo em muitas outras associações, indubitavelmente uma lição para nós homens. Força meninas!

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER