Comunidade

Redução do preço do álcool pode aumentar consumo

Todos os anos cerca de 65, 000 canadianos acabam por se envolver em acidentes relacionados com o consume de álcool. Por dia, em média, 4 pessoas morrem e 175 ficam feridas na sequência deste tipo de acidente.

Os custos financeiros e sociais de condução sob o efeito de álcool são surpreendentes. Em 2010, devido ao álcool, 1.082 pessoas morreram, 63.821 ficaram feridos e 210.932 veículos tiveram danos materiais. Houve um total de 181.911 colisões que custaram $20,62 mil milhões.

A Mothers Against Drunk Driving (MADD) é uma associação sem fins lucrativos que apoia dezenas de famílias que enfrentam esta tragédia. Carolyn Swinson pretence à direção da MADD e esta semana esteve à conversa com Telma Pinguelo na “Camões em Toronto”.

 

Camões Radio: Que tipo de apoio é que a MADD presta às vítimas?

Carolyn Swinson: Esta associação sem fins lucrativos foi criada em 1989 com o objectivo de apoiar as famílias que já sofreram ou sofrem com este crime violento.  Acreditamos que conduzir é um privilégio e não um direito. Estes acidentes são o resultado direto de decisões conscientes de um indivíduo que conduz depois de beber ou usar drogas.

Em Toronto a MADD tem um grupo de apoio às vítimas que reúne uma vez por mês. Todos os anos a MADD Canada oferece serviços a cerca de 20.000 vítimas e sobreviventes em todo o Canadá.

 

CR: Que actividades é que organizam para sensibilizar a sociedade para este problema?

CS: Apoiamos individualmente cada uma das famílias a dois níneis, jurídico e psicológico. Muitas das vezes as pessoas não imaginam o que vão enfrentar em tribunal e essa é parte da nossa missão. A nível psicológico são processos violentos.

 

CR: A maioria dos processos envolve jovens ou nem por isso?

CS: Jovens e não só porque afinal um acidente destes pode acontecer a qualquer um de nós. Mas na maioria dos casos os responsáveis pelos acidentes desta natureza são mais jovens, normalmente os que têm entre 16 e 24 anos são menos responsável e têm maiores níveis de consumo de álcool.

 

CR: Em Ontário a partir do Dia do Trabalhador a cerveja vai custar 1 dólar. Acha que esta medida vai levar ao aumento do consumo?

CS: Sem dúvida, quase sempre quando baixamos o preço do álcool o consumo da substância aumenta. Esta medida tem como público alvo os grupos de maior risco que são os jovens e os dependentes.

 

CR: Acha que pode acontecer o mesmo com a cannabis?

CS: Penso que é igual, acredito que com a legalização vamos ter mais mortos na Estrada. A nossa campanha já não é só focada no álcool, mas sim na condução perigosa que achamos que vai acontecer com os consumidores de cannabis. Além do mais no universo das drogas a cannabis é a mais consumida.

 

CR: Onde é que fazem as campanhas?

CS: Focamo-nos na consciencialização dos mais jovens nas escolas públicas. Alertamos para os perigos de consumir álcool e drogas. Também temos a campanha 911 que basicamente consiste em ligar para o número de emergência e alertar para a presença de um condutor alcoolizado na faixa de rodagem. Assim essa pessoa é parada pelas autoridades antes de provocar um acidente ou uma vítima mortal.

 

CR: Normalmente depois de ingerirem álcoool os condutores acham que estão em condições para conduzir?

CS: Muitas vezes as pessoas acham que só acontece aos outros e que não tem problema se conduzirem só até casa ou só uns metros. Mas a verdade é que não vale a pena correr riscos. O que dizemos aos jovens é para combinarem entre si e o condutor ser o que não ingeriu álcool.

Em relação ao consumo de cannabis, apesar de ter efeitos diferentes, a condução sobre esta substância é tão mortal como o álcool.

 

CR: Que conselhos é que dá aos jovens?

CS: Antes de saírem de casa tentem encontrar uma solução responsável para voltarem sãos e salvos. Podem apanhar transportes públicos, táxi ou uber. Têm muitas opções para regressarem a casa em segurança, o importante é planearem antes de saírem.

 

CR: A MADD trabalha com voluntários. Como é que podemos ajudar esta associação?

CS: Existem muitas formas de ajudar. Se forem à nossa página podem preencher o formulário para se tornarem voluntários e lá encontram várias formas para doar. Os nossos grupos vão usar os fundos angariados para desenvolver programas  de apoio às vítimas e às famílias.

 

CR: A MADD organiza palestras nas escolas?

CS: Fazemos palestras em qualquer escola, basta contactar-nos. O LCBO é um dos nossos grandes parceiros na recolha de fundos para implementar uma programa de educação nas escolas. Podem ir ao nosso site e contactarem-nos directamente para agendar uma palestra.

 

CR: Que mensagem é que gostaria de deixar aos nossos ouvintes?

CS: Já perdi dois familiares devido à condução perigosa sob o efeito de álcool. Gostava que as pessoas assumissem as responsabilidades dos seus actos. Se saírem para consumir álcool e drogas deixem o carro em casa. Vocês não querem correr o risco de matar alguém e ter de viver com isso para o resto da vossa vida. Para além disso não são só as vítimas mortais, são as famílias, os amigos e todos os que têm que continuar a viver depois de uma tragédia destas. Além do mais, a nível financeiro um processo desta natureza pode custar cerca de $20 000.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER