Comunidade

Portuguese and Luso-Brazilian Studies Entrance Award

Parceria do programa de Português da York University com a Academia do Bacalhau de Toronto

Docentes da Universidade York 

No jantar solidário e de aniversário da Academia do Bacalhau de Toronto, integrou-se a celebração da primeira edição do recém-criado prémio “Portuguese and Luso-Brazilian Studies Entrance Award”, com total patrocínio da benemérita academia, em parceria com o programa de Portuguese and Luso-Brazilian Studies da York University.
A primeira vencedora desta bolsa de entrada no ensino superior foi Huang Zhaoyiming, aluna chinesa, estudante internacional na York U., que pretende completar a sua licenciatura em Português e vir a ser tradutora de Chinês-Inglês-Português.
Com o patrocínio da Academia do Bacalhau de Toronto, este galardão foi criado no ano letivo de 2016/17 na York University com o objetivo de apoiar os estudos universitários de um aluno que, pela primeira vez, ingressasse na nossa universidade e se matriculasse no programa de Portuguese and Luso-Brazilian Studies. Este prémio reconhece, assim, o estudante de primeiro ano que, inscrito neste programa, se distinguiu pelos melhores resultados no nível de ensino precedente. O donativo oferecido pela Academia do Bacalhau é gerido pela Universidade que entregou, à aluna agraciada, uma bolsa no valor de 1000 dólares canadianos, a serem utilizados nos seus estudos superiores.
Este prémio firma mais uma parceria entre o Programa de Português da York U. e um parceiro comunitário, contribuindo para estreitar relações profícuas entre a Universidade e as comunidades lusófonas no Ontário/Canadá. Além disso, reflete o nosso contínuo compromisso e investimento em reunir e criar apoios bem como oportunidades aliciantes e significativas para os alunos, motivando-os a

i) investir e/ou complementar os seus estudos superiores com uma formação humanística, lusófona, fortemente orientada para formar profissionais críticos e criativos, suscetíveis de se distinguirem no mercado de trabalho;
ii) envolver-se ativa e criticamente nas atividades académicas e comunitárias.
O programa reconhece e agradece, assim, o apoio da Academia do Bacalhau de Toronto – e enaltece o trabalho desta associação comunitária sem fins lucrativos nem propósitos políticos ou religiosos – que se tem dedicado a
i) fomentar, encorajar e desenvolver a cooperação entre os seus membros e participantes das suas iniciativas, independentemente das suas origens ou formação;
ii) promover contactos entre organizações associativas de diferentes comunidades;
iii) promover iniciativas de difusão da cultura portuguesa e do legado da comunidade imigrante/ luso descendente;
iv) angariar fundos a fim de contribuir para diversas causas educacionais e sociais. Digno de nota é também o facto de que a Academia do Bacalhau, em uníssono com as suas congéneres pelo mundo, representa um dos movimentos associativos mais férteis e ativos da diáspora portuguesa.

O Programa de Portuguese and Luso-Brazilian Studies (originariamente criado em 2008 como Portuguese Studies) apresenta uma vasta oferta de matérias de estudo, primando pelo seu caráter interdisciplinar. Os recursos tecnológicos são usados para potenciar e auxiliar a aprendizagem dos alunos, cujos percursos são monitorizados de forma personalizada, sempre rentabilizando os seus saberes e reportórios sócio linguísticos. O Programa garante também aos alunos uma vasta oferta de atividades de Educação Experimental não só no campus universitário mas também noutros contextos sociais. Algumas destas oportunidades traduzem-se na inserção profissional em empresas que fazem uso da Língua Portuguesa, em eventos interativos, iniciativas culturais e também na inclusão, nas nossas aulas de língua, de voluntários com fluência assináveis em Português. Estes falantes potenciam a interação autêntica na língua alvo ao mesmo tempo que personificam diferentes variedades da língua.
O nosso corpo discente, tal como a própria Universidade, caracteriza-se pela sua enorme diversidade, o que atesta o crescente interesse pela língua. Muitos alunos desejam aprender Português e conhecer melhor as suas raízes, enquanto outros aspiram a viajar e a trabalhar nalgum ou com algum país lusófono, ou diretamente com as comunidades falantes de Português no Canadá. Outros ainda chegam ao nosso programa motivados por experiências anteriores positivas e marcantes com várias expressões culturais lusófonas – como, por exemplo, a música e a dança – , pretendendo saber mais. Para mais informações, consultar:
http://portuguese.dlll.laps.yorku.ca/

By Inês Cardoso – Docente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua – York University

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER