Comunidade

Novo site para pais com filhos raptados

Um jornalista lançou em Toronto um website que pretende apoiar pais que tiveram filhos raptados por um dos cônjuges ou pelos avós. A ideia surgiu depois de viver a história na primeira pessoa e o lançamento aconteceu no dia do Canadá, a 1 de julho.

Em declarações ao Milénio Stadium, Beto Luqueci Thomaz, disse que apesar de tudo é um sortudo. “A minha ex-mulher levou as nossas duas filhas para o Brasil sem o meu consentimento. Apesar de tudo nunca perdi o contato com elas, conheço casos bem piores do que o meu. Acho que esta ferramenta vai ajudar a esclarecer dúvidas”, explicou.

O website é www.letsgohomenews.org. e apresenta informações e reportagens de apoio aos pais que lidaram com este tipo de crime. “Estes casos têm aumentado consideravelmente um pouco por todo o mundo e como é um crime sem fronteiras achei que fazia mais sentido disponibilizar os conteúdos em inglês”, avançou Beto Thomaz.

O jornalista lamenta ainda que as autoridades não prestem a devida atenção a este crime e sublinha que se sentiu pouco apoiado pelo governo. “Tanto o governo do Canadá como o do Brasil não me facilitaram a vida. E as minhas filhas têm passaporte canadiano”, revelou.

Há um tratado internacional que pode ser uma grande ajuda na resolução destes casos, falamos da Convenção de Haia. Ao todo são 100 os países que fazem parte do tratado, inclusive Portugal e Canadá, que tem sido usada para repatriar vários menores. No entanto alguns países, mesmo os que incluem o grupo, às vezes não respeitam as regras da Convenção e retém o menor. O Brasil é um desses exemplos.

Segundo Beto Thomaz, quando “as pessoas são vítimas deste crime não sabem a quem recorrer e passado mais de um ano as hipóteses de terem a criança de volta diminuem. O website vai orientar os pais a darem os passos certos para vencerem o processo”, garantiu.

De acordo com os últimos dados disponibilizados pela Royal Canadian Mounted Police, em 2014 desapareceram no Canadá mais de 41 mil crianças e 122 foram raptadas pelos próprios pais. Em Portugal os raptos transfronteiriços apresentam um ligeiro crescimento e segundo o Instituto de Apoio à Criança, em 2015, foram denunciados 34 casos a esta instituição e normalmente só ¼ das crianças é que regressa a Portugal.

Beto Luqueci Thomaz foi jornalista da Rádio Globo, do Rio de Janeiro e no Canadá passou pela OMNI, um dos maiores canais multiculturais do país. Hoje trabalha na primeira televisão portuguesa a ser fundada em Toronto.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER