Comunidade

Nova presidente da Federação quer criar feira empresarial em Toronto

Eduarda Lee Sousa-Lall é a nova presidente da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP). Sousa-Lall tem um currículo vitae bastante diversificado, estudou culinária em Chicago e tem um mestrado em antropologia e arqueologia pela Universidade de Toronto. A nova presidente da Federação tem uma vasta experiência em voluntariado e trabalha com sem-abrigo e com crianças, jovens e mulheres vítimas de tráfico humano.

Michelle Jorge, ex-presidente da FPCBP, foi entrevistada recentemente pela Rádio Camões. Em declarações ao programa “Manhãs da Camões”, conduzido pelo locutor Nuno Miller, Michelle fez um balanço positivo do seu mandato. “Estes dois anos superaram as expectativas, estou muito orgulhosa. A nossa direção foi muito dinâmica e esteve sempre pronta a ajudar”, disse.

Michelle tentou envolver mais os jovens e promover o networking e o social media. “Os empresários podem ser uma espécie de mentores dos nossos jovens. Em 2017 entregámos 40 bolsas escolares a jovens luso-canadianos e este ano foram 43.  Nos últimos dois anos registámos um número recorde de concorrentes a estas bolsas. Mas quero sublinhar que isto se deve à generosidade da nossa comunidade”, explicou.

A advogada acredita que o perfil dos jovens luso-canadianos está a mudar. “Eles estão a apostar em formação superior e este conhecimento é muito importante para assegurar o avanço da nossa comunidade. O mercado de trabalho é extremamente competitivo e só com estas ferramentas é que podemos fazer a diferença”, avançou.

Nos últimos dois anos, o número de seguidores nas redes sociais da FPCBP aumentou. “Nós tínhamos 400 seguidores no facebook, hoje temos mais de 1000. Esta é a linguagem dos jovens e penso que desta forma conseguimos chegar a eles e transmitir a nossa mensagem. Todos os jovens que recebem bolsas escolares da Federação participam na parada portuguesa. Penso que é essencial este espírito de give it back”, sublinhou.

Michelle Jorge lamentou não conhecer a FPCBP quando era estudante universitária e elogiou a personalidade da nova presidente. “Tenho pena de não ter concorrido a estas bolsas quando era estudante de direito na Universidade de York, acho que teria ganho porque era muito boa aluna. Acho que a Eduarda tem um perfil de liderança muito forte e a Federação não podia estar em melhores mãos”, assegurou.

A antiga direção da Federação era maioritariamente feminina. “A Federação tem 36 anos e eu fui a quinta presidente. Agora, pela primeira vez, duas mulheres sucedem-se na liderança. Finalmente as mulheres estão a conquistar a igualdade de oportunidades”, referiu.

Eduarda Lee Sousa-Lall, em entrevista ao programa “Camões em Toronto”, conduzido pela locutora Telma Pinguelo, explicou que vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela anterior presidente. “Vamos continuar com as bolsas de estudo e, em setembro, vamos organizar um torneio de golfe. A Federação já é membro do Canadian Chamber of Commerce; do Greater Toronto Business Alliance e do European Union Chamber of Commerce in Canada. Mas temos que desenvolver uma presença mais forte nestas associações”, justificou.

Sousa-Lall gostava que a Federação arriscasse mais. “Podemos criar em Toronto uma feira para empresas nacionais e internacionais e explorar as potencialidades do CETA, o acordo comercial que a EU assinou com o Canadá. Os jovens e as mulheres têm de se envolver mais com a nossa comunidade”, disse.

Eduarda Sousa-Lall tem raízes portuguesas e italianas, é casada e tem dois filhos. A nova direção da Federação volta a ser maioritariamente feminina e é composta por 14 elementos: Eduarda Lee Sousa-Lall; Kim Ferreira; Maria José Martins; Denise Gouveia; Amanda Caldas; Stephanie Dantas; Susy Henriques; José Cabral; Roger Reis; Melissa de Simas; Sara Vieira; Ulysses Pratas; Michelle Jorge e Sérgio Ruivo.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER