Luso-Canadian Charitable Society Noite de habilidades

Views: 27
Nuno Cabral

Desde de 2010, a Luso Canadian Charitable Society tem vindo a organizar anualmente, a Noite de Habilidades, uma celebração que destaca a conquista das habilidades dos seus utentes. Este ano, as atuações dos utentes da Luso-Canadian Charitable Society, que possuem deficiências físicas e cognitivas, foram relacionadas com a Disney.
Nancy Aideira (Diretora da Luso Canadian Charitable Society), salientou que a Disney foi o tema escolhido pelo facto de todos os utentes desta associação gostarem de assistir a filmes da Disney. A mesma não escondeu a emoção e a ansiedade dos utentes na realização deste evento, afirmando que, “por volta de fevereiro, ansiosamente já começam a falar deste evento perguntando quando irá se realizar.” Walter Mateus, um dos utentes, foi muito aplaudido na sua brilhante interpretação da canção do filme, O Rei Leão (“Hakuna Mattata”), dando a primeira parte de atuações por completa. Ele ensaiou esta atuação durante semanas e comprovou que através da dedicação e a persistência, é possível derrubar barreiras.
A alegria que os utentes sentiram fez-se transmitir durante a noite. Embora estes jovens tenham algumas limitações físicas e cognitivas, não existem limitações nas suas emoções. A magia desta celebração perdurou durante a segunda parte de atuações que incluiu as seguintes interpretações: Snow White and the Seven Dwarfs (“High Ho!”), Alladin (“A Whole New World”), Cinderella (“Bibbidi Bobbidi Boo”), Frozen (“Let it Go”), 101 Dalmations (“Cruella de Vil”), Jungle Book (“Bear Necessities”), Moana (“How Far I’ll Go”), Lion King (“I Just Can’t Wait to be King”). A última atuação da noite contou com a presença de todos os utentes, como também dos funcionários/voluntários, à frente do palco, com uma exibição emocionante ao som de, “We Are The World”. O decoração foi feita com primor, desde os centros de mesa aos trajes dos funcionários, alusivo ao tema da Disney. Na parte final, até o Mickey e a Minnie fizeram uma visita surpresa, saudando todos os que estiveram presentes.
Sílvia Marques, a mestre-de-cerimónias da noite, realçou a importância das comunidades trabalharem em conjunto para que um dia haja igualdade nas futuras gerações. Infelizmente, ainda existe descriminação perante as pessoas com necessidades especiais. Como uma mulher com algumas limitações físicas, Sílvia Marques acrescentou que se depara, “com várias barreiras no dia-a-dia, quer seja ir a um restaurante ou ao médico. É uma luta constante no dia-a-dia… Tenho conhecimento de pessoas com deficiências físicas e cognitivas que também partilham comigo as suas dificuldades”. A Luso-Canadian Charitable Society tem como missão desenvolver ao máximo as capacidades dos seus utentes através de atividades, entre outros recursos. Ano após ano, a participação deste evento tem vindo a crescer cada vez mais, com mais e mais famílias a aderirem. Para acomodar um maior número de pessoas, a Luso Canadian Charitable Society realizou este evento no salão nobre da LIUNA Local 183 que disponibiliza um espaço bem vantajoso.

Comments: 0