Instrumentos e a música dos nossos pioneiros

Views: 156
Humberta Araujo
Curadora

Da viola à concertina, do cavaquinho ao violão, do trombone aos ferros, dos instrumentos usados pelos grupos folclóricos portugueses espalhados pelo mundo, aos utilizados pelas nossas bandas de música, os instrumentos musicais fizeram também parte integrante da bagagem trazida pelos pioneiros portugueses a partir da década de 50.
No intuito de salvaguardar e transmitir a riqueza cultural, que representam os instrumentos musicais lusos, a Galeria dos Pioneiros Portugueses inicia em 2018 um novo projeto, que abre as portas a um programa de ensino, que pretende isso mesmo: ensinar novos e menos novos a tocar instrumentos tradicionais, e assim participarem no fortalecimento desta rica tradição cultural, rejuvenescendo os nossos agrupamentos musicais, de modo a preservar este espólio vivo na lusofonia.
Ao acarinhar um projeto de ensino de instrumentos tradicionais do conhecido músico e professor Nuno Cristo, assim como palestras públicas que levem mais longe o conhecimento da história deste rico espólio cultural, a Galeria dos Pioneiros Portugueses dá mais um passo na preservação desta herança cultural trazida pelos imigrantes. Músico, compositor e fabricante de instrumentos, Nuno Cristo é uma referência no panorama musical, tanto em Portugal e no Canada.
Este espaço, que se encontra aberto à comunidade, e que acolhe projetos de valorização da nossa identidade portuguesa no país, tem também em exposição uma interessante coleção de instrumentos doados pelos pioneiros, que merecem uma visita demorada de todos aqueles/as que se interessam pela música. De salientar que são muitos os jovens músicos de diversas nacionalidades, que têm visitado a galeria, para apreciarem os instrumentos expostos, o que demonstra um interesse especificam, que pode ser acarinhado. Os/as interessadas pela aprendizagem de instrumentos têm a partir de agora um espaço disponível todas as quintas-feiras a partir das 19 horas. Para informações, contate diretamente a galeria através dos telefones: 647-748-0960, 647-994-5840; Nuno Cristo 416-530-4699 ou deslocando-se diretamente à mesma no 960 da St. Clair West.

Comments: 0