Comunidade

Grupo Folclórico Transmontano de Toronto celebra 36º Aniversário

Luí Aparício
Jornalist

Em 1981, o Comendador Professor Damião Patacho da Costa tinha um sonho que foi realizado. A formação de um “Grupo Folclórico Transmontano”, em Toronto. Com muito sacrifício e ajuda de amigos, pais e professoras nasceu o grupo representativo do norte de Portugal, situado na província de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Passados trinta e seis anos, o grupo folclórico continua vivo, mas a passar por uma fase de transição, como admite a presidente Ana Costa. Ainda assim, ela não se deixa intimidar com o “puxa para trás” de algumas pessoas e diz-se disposta a seguir os passos do pai e lutar, como ele lutou, todos os anos, para que o grupo não caia no esquecimento e definhe a ponto de interromper as suas atividades.
Dos convidados de honra, que vieram de Portugal, não faltaram palavras de encorajamento.

“Mais um momento, mais um episódio importante da vida comunitária aqui em Toronto”, salientou o deputado da Assembleia da República, José Cesário.

“Um grupo que é uma representação das nossas tradições e sobretudo da nossa Portugalidade em qualquer parte do mundo”, disse José Manuel Bolieiro, presidente da Câmara de Ponta Delgada, que se fez acompanhar em Toronto pelo seu Chefe de Gabinete, José Andrade.

A estas duas vozes políticas, juntou-se a do autarca de Tabuaço, Carlos Carvalho, pela primeira vez em Toronto, destacando o trabalho desenvolvido pelo Transmontano e o papel relevante que a comunidade portuguesa tem assumido no Canadá.
O Grupo Folclórico Transmontano de Toronto é o único no Canadá a representar a província de Trás-os-Montes e Alto Douro, terra fria e montanhosa, e congrega as ideias de Paz e Amizade entre o povo unido na defesa e divulgação das suas tradições culturais mais profundas.
Este representa trajes de trabalho, feira, romaria, ricos e os famosos Pauliteiros e Pauliteiras de Miranda do Douro. Foi membro do Metropolitan Folk Arts Council por mais de vinte anos.
Tem atuado em diversas localidades, além de Toronto, como Otava, Quebeque, Montreal, entre outras. O grupo participou ainda no lançamento do livro “O homem que falava com as flores”, de Manuel Carvalho, escritor Mirandês.
A festa do 36º aniversário teve lugar no dia 18 de novembro, em Mississauga, e incluiu uma atuação dos elementos que compõem o Grupo Folclórico Transmontano.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER