CanadáComunidadePortugal

Governantes de Portugal no Canadá Bem-Vindo primeiro-ministro de Portugal

Alexandre Franco
Diretor/Editor

Já andamos a trilhar estes caminhos jornalísticos no Canadá desde 1976. A primeira cobertura que fizemos da visita de um governante português ao Canadá foi a da visita do Presidente Ramalho Eanes, altura em que fomos ao seu encontro a St. Johns, Newfoundland, e devido a uma tempestade de neve o avião presidencial acabou por aterrar em Halifax, a partir da qual acompanhámos a viagem no avião de Ramalho Eanes.

Depois foi a vinda de Jorge Sampaio, em 2001, com uma visita de Estado de dez dias, com o objetivo de estreitar as relações político-económicas entre os dois países e valorizar a comunidade portuguesa aqui radicada.
Ao longo da sua estadia, Sampaio encontrou-se com o primeiro-ministro canadiano, Jean Chrétien, a Governadora-geral, Adrienne Clarkson, e vários ministros provinciais, além de participar em colóquios sobre economia, encontros de gastronomia e concertos de música. Um dos pontos altos da visita foi a participação nos diversos eventos promovidos pelas comunidades portuguesas. No plano político, o chefe de Estado português abordou, com os responsáveis canadianos, temas relacionados com a imigração, a economia, a globalização, a pobreza e a saúde.
Em relação à comunidade lusa radicada no país, o ponto alto da visita foi a chegada a Toronto, onde vivem atualmente cerca de 500 mil portugueses e lusodescendentes. Jorge Sampaio deixou uma palavra de estímulo para que haja uma maior participação dos emigrantes na vida política portuguesa e para que promovam o ensino da nossa língua.

Depois tivemos a visita de Cavaco Silva, ainda como PM, e a visita do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, que liderou uma comitiva ao Canadá, acompanhado da ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, onde teve encontros com ministros federais do Comércio Internacional e da Indústria.
Já em Toronto, estava agendado um encontro com o ministro das Finanças do Ontário, Charles Sousa, e a realização do seminário económico intitulado “Oportunidades de Negócio Portugal-Canadá”.
Segundo o Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em 2016 a EU representou 7,7% das exportações canadianas (7,4% em 2014) e Portugal foi o 15.º cliente (0,05% de quota de mercado) no ranking de países europeus.
O Canadá ocupou o 23.º lugar no ranking de clientes das exportações portuguesas de bens em 2016, ficando próximo de mercados como Áustria (21º), República Checa (22º), Cabo Verde (24º) e México (25º).

Agora a visita do atual primeiro-ministro de Portugal em 2018. Até 1 de maio António Costa havia realizado 25 viagens primo-ministeriais a 19 nações diferentes desde a sua posse, a 26 de novembro de 2015. Os pormenores sobre esta visita oficial são avançados abaixo.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER