Comunidade

Foi numa sexta-feira, 13…

 

Ana Julia Sança

 

 

 

 

 

Cada vez fico mais admirada com a capacidade de resistência que tem o ser humano quando se trata de sobrevivência.

Apesar de todas as catástrofes provocadas pela Natureza, todas as desgraças que têm avassalado as vidas de tanta gente e, para além de toda a destruição natural, o prenúncio de uma guerra global que se avizinha, o rumor antecipado de um final triste, tudo isto não consegue parar a força indómita de persistência que existe dentro de cada um de nós. Ao que parece, algumas pessoas vivem com a pressa de chegar ao fim mas, outras há que ainda têm o desejo de reconstruir um mundo novo com a doce esperança de melhorar a vida.

A semana que acaba de passar foi, sem dúvida, uma semana recheada de eventos e de muitas emoções, uma autêntica maratona que eu vivi, ao ir de um lado para outro com a ânsia de ver, ouvir e desfrutar de momentos com novidades que enchessem o meu espírito.

Talvez por ter sido uma sexta-feira dia treze, dia que fechou o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima, aconteceram muitas coisas boas na comunidade portuguesa. Foi na companhia da amiga Clara Abreu que assisti à apresentação dos trabalhos manuais da autoria de Idalina da Silva (Vida Justino), no Consulado Geral de Portugal em Toronto. Foi ao findar dessa tarde de Outono, muito ameno, que se reuniram alguns amigos na Galeria Almada Negreiros, com a presença do Senhor Cônsul Geral de Portugal, Dr. Luís Barros, que proferiu palavras de apreço sobre uma pessoa singular na sua forma de ser e de se apresentar, uma artista versátil, muito criativa, com obras e prémios literários, bastante reconhecida no nosso meio. Idalina da Silva provou uma vez mais a capacidade de mostrar ao mundo o que tem no seu interior através de trabalhos feitos pela arte do bordado.

Nesta coletânea de obras, que levou dois anos e meio a ser concluída, Idalina expressa com emoção todo o talento que lhe vai na alma, não inibindo alguns sentimentos de dor e de nostalgia que se revelaram no seu dia-a-dia. Retratou momentos de alegria e de tristeza para chamar a atenção aos problemas que se vivem por este mundo fora. Com sensibilidade, explicou no seu discurso que todos juntos podemos melhorá-lo e, se cada um fizer a sua parte, talvez consigamos chegar ao ponto que cada um almeja alcançar. Para além de tudo isso, Idalina é uma pessoa viajada e consegue transpôr as suas memórias em cada peça de trabalho que executa, e transmitir ideias enriquecedoras. Os trabalhos expostos no Consulado ficam ao dispor de todos os que queiram admirar a arte inspiradora de Idalina da Silva.  Um bem-haja a esta amiga, parabéns e muitos sucessos.

Outro evento marcante nesse mesmo dia, foi a grande distinção que obteve a nossa Ana Bailão, pessoa também de fino trato ao ser nomeada Vice-Presidente da Câmara Municipal de Toronto. Esse cargo vem aumentar mais o orgulho que a comunidade portuguesa tem nesta cidadã que tem vindo a desempenhar funções de Vereadora responsável pela área de Davenport  há bastante tempo, sempre com grande capacidade e energia. A Casa do Alentejo abriu as suas portas a todos quantos quiseram congratular, pessoalmente, a Ana Bailão pela distinção e pelo trabalho que tem desenvolvido dentro do seu ramo. Presentes estiveram vários membros da política local incluindo o Presidente da Câmara de Toronto, John Tory, que saudou os presentes e dirigiu palavras de estímulo e de amizade à nossa agraciada Ana Bailão. Emocionada com a presença de todos, retribuiu com palavras de carinho e prometeu fazer tudo o que estiver ao seu alcance para não defraudar as expectativas dos que acreditam nela e no seu trabalho.

Conheci a Ana Bailão quando ainda era estudante universitária. Foi sempre uma pessoa afável, responsável e amiga. Com o passar dos anos as coisas mudam, as pessoas tomam rumos diferentes que configuram o seu viver e, demasiadas vezes, a tendência é o afastamento que se impõe por razões ditadas pela própria vida. Mas, com a Ana Bailão, isso não aconteceu porque ela tenta estar sempre presente e atenta. Por essa razão, ela é muito apreciada pela comunidade; estou certa de que vai ter muitos sucessos e muita sorte no seu novo cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Toronto. Para a Ana Bailão, os meus parabéns e que continue a dar muitas alegrias à família aos amigos e à comunidade em geral.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER