Comunidade

6.ª edição Portuguese Canadian Walk of Fame

A sexta edição do Portuguese Canadian Walk of Fame vai distinguir quatro personalidades nas categorias “Star” e “Builder”. A organização pretende homenagear pessoas de origem portuguesa que tiveram uma contribuição significativa para a sociedade canadiana.

Andrew Arruda, na sua página no Linkedin, define-se como “um empreendedor, estratega e líder com mais de uma década de experiência no setor jurídico”. Arruda é um dos fundadores da ROSS Intelligence, uma ferramenta avançada de pesquisa jurídica que aproveita o poder da inteligência artificial para tornar o processo de pesquisa mais eficiente.

Em 2017 entrou para o Top da Forbes como um dos jovens mais inovadores e líder de mudança nos EUA. Andrew vive entre Toronto, Nova Iorque e São Francisco e tem formação superior na Universidade de Toronto, Universidade de Saskatchewan e Universidade de Paris-Sorbonne.

António Dionísio é pioneiro no que diz respeito à fundação da revolução sindical no país. O luso-canadiano dedicou horas de trabalho árduo à comunidade portuguesa no Canadá. Dionísio soma 30 anos de experiência na LiUNA Local 183 e já venceu o Prémio Comunidade da ACAPO.

Dionísio fundou as bolsas escolares da LiUNA Local 183, um dos pólos do maior sindicato da América do Norte. Em 2017, a Local 183 entregou 93 bolsas, inclusive a vários luso-canadianos. A República Portuguesa já lhe atribuiu a Ordem do Mérito e o Canadá a Medalha do Jubileu da Rainha de Inglaterra.

António Lima emigrou para o Canadá em 1958 e nos anos 80 fundou o The Limen Group, uma empresa líder de construção civil que é considera uma das maiores e mais respeitadas do país. Hoje emprega mais de 800 pessoas e trabalha com o sector privado e público.

Lima faz parte da primeira geração de imigrantes portugueses no Canadá e é um caso de sucesso que deve servir de inspiração para os novos imigrantes.

Alberto de Castro nasceu em 1952 e morreu em 1995. Distinguiu-se na pintura na corrente de arte naïf e em 1976 pintou o mural do Pavilhão Português dos Jogos Olímpicos de Montreal.

Em 1980 mudou-se para Toronto, cidade onde viria a morrer vítima de sida e hoje as suas pinturas estão por toda a cidade. Desde o Parlamento Provincial de Ontário até ao Consulado Português em Toronto.

Em 1985 as suas pinturas foram utilizadas nos cartões de Natal da UNICEF e em 1986 expôs no Museu Internacional de Arte Naïf em Paris.

O Portuguese Canadian Walk of Fame já homenageou em edições anteriores, personalidades de várias áreas, desde a política até ao mundo empresarial e artístico. Charles Sousa, António Belas, Michael Nobrega e Nelly Furtado foram alguns dos portugueses e luso-descendentes agraciados por esta organização.

A cerimónia de entrega de homenagem e reconhecimento acontece amanhã (9) no Largo Camões no 722 da College Street.

Joana Leal

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER