Uma imagem da campanha publicitária que o governo Liberal do Canadá lançou para aumentar a consciencialização pública sobre os riscos de coduzir sob a influência de marijuana. (Governo do Canadá)

Otava lança campanha contra condução sob efeito de drogas

Views: 82

À medida que o prazo de julho para legalizar a marijuana no Canadá se aproxima, os Liberais estão a lançar o primeiro de uma série de anúncios para dissuadir os jovens de conduzir enquanto estão “pedrados”.

O primeiro anúncio de vídeo será lançado no dia 18 de dezembro e irá passar na televisão e redes sociais, e nos cinemas do país, informa o gabinete do ministro da Segurança Pública, Ralph Goodale.

O governo está a gastar 3 milhões de dólares na campanha que visa chegar ao grupo de pessoas na faixa etária de 16 a 24 anos, um grupo que Goodale descreveu como “particularmente impressionável”.

O anúncio de 30 segundos é filmado para aparecer como se o visualizador filmasse um vídeo ao vivo num telemóvel.

Goodale refere que pesquisas de opinião pública recentes sugerem que metade dos jovens de 16 a 24 anos não consideram que conduzir sob efeito de drogas seja tão mau como conduzir sob efeito de álcool.

De acordo com a Segurança Pública do Canadá, a condução sob efeito de drogas está em ascensão aqui, desde que os dados divulgados pela polícia ficaram disponíveis em 2009. Os jovens são o maior grupo de condutores que morrem em acidentes e testam positivo no consumo de drogas, indica o departamento.

O ministro aponta que o objetivo do governo é baixar essas estatísticas o mais possível.

No geral, o governo destinou cerca de 46 milhões de dólares nos próximos cinco anos para a comunicação. Contudo, Goodale acrescentou que está preparado para gastar mais, depois de feita uma reavaliação das campanhas.

A campanha lançada na terça-feira está a ser feita em parceria com a MADD Canada, a Young Drivers of Canada, a Canadian Automobile Association e a Canadian Association of Chiefs of Police.

Províncias trabalham legislação

Um conjunto de advertências foram destacadas no relatório de 2016 do grupo de trabalho que o governo Liberal nomeou para estudar como a marijuana poderia ser legalizada e regulamentada no Canadá.

Nele, é recomendado que o governo concentre as suas campanhas de informação na juventude, “dada a sua propensão para usar a canábis e se envolver em acidentes automóveis”.

Na semana passada, os deputados federais aprovaram um projeto de lei do governo para legalizar a canábis, enviando a legislação para o Senado para mais estudos e posterior debate.

Várias províncias, entretanto, estão a tentar arranjar forma de reprimir a condução sob efeito de drogas.

Na semana passada, o governo de Saskatchewan propôs uma lei de tolerância zero que veria as cartas de condução dos automobilistas imediatamente suspensas, caso estes sejam acusados de conduzir sob a influência de drogas.

As disposições do Código Penal Federal sobre condução sob efeito de drogas também deverão entrar em vigor nos próximos dois meses.

Source:CBC News
Comments: 0