Canadá

Estudo: Uso de cigarros eletrónicos por adolescentes ligados ao tabagismo posterior

Os adolescentes que usam cigarros eletrónicos correm o risco de cair no tabagismo, sugere um grande estudo canadiano.

O estudo de mais de 44 000 estudantes de 9 a 12 anos de idade, no Ontário e Alberta, publicado na segunda-feira no Canadian Medical Association Journal (CMAJ), mostra uma ligação “forte e robusta” entre o denominado “vapear” (inalar o vapor produzido por cigarros eletrónicos) e o subsequente uso do tabaco.

A pesquisa, conhecida como estudo COMPASS, analisou o uso do cigarro eletrónico entre os estudantes em 2013/14, com um acompanhamento no ano seguinte. Os alunos foram classificados em seis categorias: fumadores diários atuais, fumadores ocasionais atuais, ex-fumadores, fumadores experimentais, indivíduos que sopram; e aqueles que nunca tentaram fumar.

Os adolescentes que vapearam nos 30 dias anteriores ao início do estudo tiveram maior probabilidade de começar a fumar cigarros e continuar a fumar após um ano, concluiram os pesquisadores.

Rob Cunningham, analista sénior de políticas para a Sociedade Canadiana do Cancro, disse que o vapear por parte dos jovens é uma preocupação significativa.

Embora o Canadá não tenha aprovado cigarros eletrónicos contendo nicotina para venda em pontos de venda convencionais, como os supermercados, os produtos estão amplamente disponíveis online e nas lojas de vapor.

Os cigarros eletrónicos sem nicotina, que trazem centenas de sabores, não exigem a aprovação do governo para serem vendidos e constituem uma grande parte do mercado no Canadá.

No entanto, isso deverá mudar em breve. O projeto de lei S-5, que criará novos regulamentos que regem os cigarros eletrónicos, foi aprovado pelo Senado em junho e está atualmente na Câmara dos Comuns.

Entre as suas disposições, o projeto de lei S-5 proibirá a venda de produtos para menores de idade e proibirá a promoção de cigarros eletrónicos que contenham sabores apelativos para os jovens, além de restringir a publicidade desses produtos.

Mas Cunningham observou que as disposições do projeto de lei S-5 para a publicidade de cigarros eletrónicos são fracas em comparação com as do tabaco e da canábis, quando o último produto se tornar legal no próximo ano.

A Associação Médica Canadiana, entretanto, recomenda a proibição da venda de todos os cigarros eletrónicos aos menores que a idade mínima para o consumo de tabaco na sua província ou território.

O grupo de médicos também quer que o sistema de licenciamento seja apertado para limitar o número de pontos de venda onde os produtos de tabaco, bem como os dispositivos de vapear, podem ser comprados, além de restrições à promoção de cigarros eletrónicos.

O CMAJ é editorialmente independente da Associação Médica Canadiana.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER