(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)

Economia adicionou 79 500 empregos em novembro, enquanto a taxa de desemprego caiu para 5,9 por cento

Views: 26

Uma onda de criação de emprego no mês passado reduziu a taxa de desemprego para 5,9% – o seu nível mais baixo em quase uma década.

A Estatísticas Canadá informou na sexta-feira que a economia produziu outros 79 500 novos empregos em novembro e levou a taxa de desemprego a baixar 0,4 pontos percentuais em relação à taxa de 6,3 por cento no mês anterior.

A agência estatística federal também divulgou os novos números para o crescimento que mostram que a economia registou uma expansão a um ritmo anual de 1,7 por cento no terceiro trimestre.

Mas os fortes números de criação de emprego em novembro são motivo de destaque. A última vez que a taxa de desemprego estava em 5,9 por cento foi em fevereiro de 2008, no início da crise financeira global.

Os economistas esperavam um aumento de 10 mil empregos e uma taxa de desemprego em 6,2%, de acordo com a Thomson Reuters.

O aumento marcou o 12º mês consecutivo de criação de emprego positiva do Canadá, com o país a apresentar o seu melhor desempenho de 12 meses em 10 anos. A última série de 12 meses de criação de emprego positiva terminou em março de 2007.

A Estatísticas Canadá também divulgou os últimos dados para o crescimento económico trimestral.

A economia cresceu a uma taxa anual de 1,7 por cento no terceiro trimestre de 2017, com um registo mais fraco do setor das exportações a impedir um crescimento maior.

Comments: 0