Aumentam os casos de gripe em plena época de Natal

Views: 245

O número de casos de gripe e hospitalizações está a aumentar muito mais cedo do que o normal, dizem observadores federais da gripe – mesmo a tempo das festas natalícias.

A Agência de Saúde Pública do Canadá anunciou na sexta-feira, no seu relatório semanal da FluWatch, que “houve um aumento notável no número de surtos e hospitalizações” devido à gripe na semana de 10 a 16 de dezembro.

Houve 130 internamentos relacionados à gripe na semana passada – um aumento acentuado em relação à semana de 3 a 9 de dezembro, informou a agência.

A situação é semelhante nos EUA, onde a gripe agora está disseminada em 23 estados – quase o dobro do número de estados face à semana anterior, informa o CDC dos EUA.

A maioria dos internamentos e óbitos no Canadá tem acontecido junto de adultos de 65 anos e mais velhos. Mas também houve um número acima da média de crianças internadas por causa da gripe desde novembro.

Além disso, houve 53 novos surtos relatados na semana passada: 28 em instalações de cuidados de longa duração, 11 em hospitais e 16 em outras áreas. Isso traz o número de surtos até agora esta temporada de gripe para 151.

A maioria dos casos de gripe confirmados pelo laboratório envolveu o subtipo H3N2 da gripe A, que tende a causar doenças mais graves em idosos e crianças pequenas.

Também houve “um número substancialmente maior” de influenza B relatada este ano, em comparação com as épocas anteriores.

A vacina contra a gripe deste ano contém componentes contra influenza A/H3N2 e influenza B/Victoria, bem como influenza A/H1N1.

No entanto, a vacina deste ano não é uma combinação exata para as estirpes H3N2 e B que estão agora em circulação, explicou a Dra. Danuta Skowronski, do Centro para Controle de Doenças da Colúmbia Britânica, à Canadian Press no início deste mês.

Com muitos canadianos a planear reunir-se com familiares e amigos durante as férias de Natal – e potencialmente partilhar gérmenes juntos – as autoridades de saúde pública lembram que é importante lavar as mãos com frequência e manter aqueles com gripe ou doenças gripais em casa e longe de idosos ou crianças pequenas.

Source:CTV News
Comments: 0

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.