Foto de arquivo. (AP / Judi Bottoni)

Fim do NAFTA custaria 0,55 por cento da economia do Canadá

Views: 178

Um novo relatório conclui que o fim do Acordo de Livre Comércio da América do Norte cortaria pouco mais de meio ponto percentual da economia do Canadá.

Segundo o relatório, o fim do NAFTA reduziria 0,55 por cento do PIB do Canadá, tiraria 25 mil a 50 mil canadianos do mercado de trabalho e reduziria as exportações em 2,8%.

O relatório é da responsabilidade de Dan Ciuriak, ex-chefe de modelagem de computadores do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Canadá.

Agora, um consultor particular, Ciuriak passou as últimas semanas a analisar os números para um relatório para o grupo de especialistas CD Howe.

O dano previsto no seu relatório é o equivalente a uma desaceleração económica notável, embora muito inferior à perda de 2,5 por cento do PIB, que ele disse que esperava encontrar, durante uma entrevista no mês passado, quando ele começou o seu trabalho.

Ciuriak observou que o dano seria quase completamente compensado se o Acordo de Livre Comércio Canadá-EUA original, de 1987, sobrevivesse ao NAFTA.

Ciuriak também descobriu que preservar a parceria Canadá-México no NAFTA teria apenas um impacto muito ligeiro sobre os prejuízos caso os EUA decidam se retirar.

Comments: 0

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.