FAO: Liberais do Ontário a caminho de um défice de 4 mil milhões de dólares em 2017-2018

Views: 108

O órgão de observação fiscal do Ontário diz que o governo Liberal terá um défice neste ano fiscal, apesar de afirmar que equilibrou as contas.

Com base num novo relatório dado a conhecer esta segunda-feira, o Financial Accountability Office (FAO) argumenta que os Liberais vão gerir um défice de 4 mil milhões de dólares em 2017-2018. Até 2021-2022, o FAO projeta que o défice orçamental do governo crescerá para 9,8 mil milhões de dólares.

O FAO também refere que o novo Plano Elétrico do governo, que reduz as tarifas de eletricidade em 25%, vai contribuir com um aumento de 3,2 mil milhões de dólares para o défice orçamental até 2021-2022.

Os Liberais apresentaram um orçamento equilibrado na primavera, um ano antes das eleições provinciais, e prometeram manter as contas equilibradas nos próximos dois anos.

No ano passado, o auditor geral do Ontário questionou a decisão da província de incluir um par de pensões públicas – o Plano de Pensão do Sindicato dos Funcionários da Função Pública do Ontário e o Plano de Pensão dos Professores do Ontário – como ativos no seu balanço patrimonial.

O FAO aponta no seu relatório que, uma vez que o governo não adotou a contabilidade recomendada do auditor para ambos os ativos de pensão, e com a inclusão do Plano Elétrico do governo, torna-se cada vez mais difícil para os legisladores e o público avaliar as projeções fiscais do governo.

Comments: 0

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.